top of page

Sobre a AVTA

A Região Nordeste do Brasil é uma das mais ricas na diversidade e na preservação das manifestações folclóricas. Seus valores culturais são reconhecidos nacional e internacionalmente, e Alagoas é um dos estados nordestinos mais ricos e que possui diferentes formas de manifestações folclóricas.
Em todo o estado existem mais de 27 tipos de folguedos catalogados e reconhecidos, alguns genuinamente alagoanos como os Guerreiros e o Coco de Roda. 
Nós que fazemos a Associação de Violeiros e Trovadores de Alagoas – AVTA criada em 20 de janeiro de 1976, e sediada a Rua Bela Vista, 519 - LEVADA, Maceió/AL –  temos por característica institucional a divulgação de uma prática milenar, o desafio da viola. Nosso compromisso é cuidar, manter e defender essa arte tão significativa para a cultura do país.
A AVTA, desde 2009 foi aprovada através de edital do Ministério da Cultura - MINC e tornou-se o “Ponto de Cultura Caminho de Cantoria e Viola”, atendendo em média 50 jovens na comunidade da Levada em Maceió - AL, contamos com um tele-centro com oito computadores e biblioteca para consulta escolar e leitura.
O desafio da viola vem sendo lentamente extinto, seja pela falta de incentivo ou pelo desconhecimento do seu valor cultural por parte da população.
Graças aos esforços e devoção dos próprios cantadores buscando em praças, feiras, exposições e eventos para divulgar a cantoria de viola e garantir recursos financeiros para sua sobrevivência através de seu ofício esta arte se mantém viva.
O poeta, o repente e a viola já foram os arautos da notícia homens do povo nordestino que nos seus versos levavam a informação para o povo. Segundo o Prof. José Maria Tenório Rocha, a cantoria de Viola é um dos gêneros poético-musicais folclóricos mais importantes do Nordeste do Brasil a emoção dessa expressão cultural sensibiliza o poeta popular quando reconhece se cotidiano sendo produzido em um repente, considerando-o uma verdadeira obra-prima, causado admiração a todo o público.
Dentre as variadas formas dos cantares folclóricos nordestinos a Cantoria de Viola desponta como uma forma de expressão poética que emociona e traduz de forma definidora o gosto, a vida e a alma dos nordestinos. Seus cantos são feitos de repente de improviso e isso dá a essa forma musical o caráter de canto mágico. 

 

Os cantadores de repentes, emboladores e declamadores em sua maioria são homens que não passaram por escolas de música para aprender essa arte/ciência.
São considerados eleitos seres talhados para dizer musicalmente e em versos, que variam dos mais simples aos mais bem elaborados em estrutura formal, aquilo que com dificuldades dizemos em prosa.
A cantoria de viola tem bases bem nordestinas e assume aspectos distintos em termos de Brasil.
No Nordeste ela é improvisada a maioria de sua produção é feita de repente com temas e assuntos criados com base nos acontecimentos do momento. Os “motes” são os assuntos que serão desenvolvidos durante a cantoria.
No Sudeste e Centro-Oeste do Brasil o que aparece, ao invés da poesia de improviso, é a moda de viola decorada que é a chamada “poesia de bancada” (embora esse termo seja mais bem empregado para a chamada de Literatura de Cordel).
A continuidade e a manutenção de eventos culturais com a participação de cantadores de repentes, emboladores e declamadores depende da divulgação de seus trabalhos que são uma importante forma de manifestação popular produzida pelos artistas do povo que traduzem os anseios e o modo simples e prático de viver o mundo do homem humilde cantados em seus versos e nos acordes das violas.
É preciso mostrar ao grande público, esta prática milenar através dos eventos públicos e gratuitos, que promovam intercâmbio entre seus representantes e por este motivo, nós que formamos a AVTA estamos promovendo o XXII Encontro dos Campeões do Repente do Nordeste em Alagoas que será realizado na cidade de Maceió e conta com o apoio do Governo do Estado – Secretaria de Estado da Cultura.
imagem1546313784561265321.JPG

© 2023 by Associação dos Violeiros e Trovadores de Alagoas | AVTA. Todos os direitos reservados.

bottom of page